A Importância do Pós-Vendas!
A importância do Pós – Venda
A grande maioria dos empresários e profissionais, não dá a devida importância ao pós-venda. Se esquecem que através dele, é possível aumentar a fidelização dos clientes e obter a percepão de novos serviços.
Os clientes, cada vez mais,
querem fazer valer o dinheiro que empregaram. Criar valor para o cliente
significa garantir sua satisfação, e garantir a satisfação do cliente é
o mesmo que evitar problemas e conquistar um cliente fiel.
Ofereça sempre o melhor apoio
pós-venda para seus clientes. Isso impede que eles comparem o serviço
prestado pela sua empresa com o da concorrência. Em muitos casos, uma má
assistência pós-venda frente a uma boa propaganda da concorrência acaba
fazendo o cliente optar por trocar de fornecedor.
Forneça uma assistência
permanente, acrescentando valor ao serviço e permitindo construir um
relacionamento duradouro e mutuamente satisfatório. Mostre aos clientes o
quanto eles podem confiar e contar com você.
Para se diferenciar de seus
concorrentes, a empresa pode fazer uma série de ações para melhorar o
relacionamento com seu cliente.
Em alguns casos, para empresas de grande
porte, sugere-se a criação de um departamento exclusivo para
acompanhamento de clientes no período pós-venda.
Como para encantar seu cliente com ações de pós-venda e fidelização.
Confira algumas dicas de como fazer com que seu cliente sinta cada vez mais segurança de ter comprado de sua empresa e que sempre solicite seus serviços:
* Ofereça a maior vantagem possível em relação a custo x benefício.
* A disponibilização de profissionais para o pós-venda é essencial. Realize treinamentos constantes tanto com a equipe de vendas quanto com a recepção.
* Mantenha o cadastro de clientes sempre atualizado. Quando a empresa toma a iniciativa de entrar em contato com o cliente, ele se sente especial e aumenta o nível de satisfação com a empresa e o serviço. Costuma-se enviar catálogos de ofertas e malas-diretas neste caso.
* Ouça os seus clientes e busque detectar suas aspirações e expectativas. Através das sugestões fornecidas pelos clientes, analise as possibilidades de agregar valor ao seu negócio e fazer diferença. Implementar novos produtos e serviços que atendam os desejos das clientes é um bom meio de captar novos fregueses e de fidelizar os atuais.
* Envie cartões de aniversário e em datas comemorativas.
*Comunique os novos serviços e produtos ofertados, bem como contato telefônico visando lembrar o cliente de prazos para continuidade de tratamentos.
* Procure descobrir quantos clientes foram perdidos ao longo do tempo e os por quês. Isto é importantíssimo para o negócio.
* Ofereça um brinde, serviço pelo tempo que é seu cliente. Fale que sentiu a falta dele. A pessoa se sente importante ao ser lembrada. Alguns voltarão para uma visita, e obter o prêmio que você ofereceu. Então basta oferecer os serviços que você ativará novamente o cliente.
Lembre-se, com o pós-vendas, recebemos muitos feedbacks importantes dos clientes. São seus consultores gratuitos!
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