segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Importância do Pós-Vendas!


A importância do Pós – Venda

A grande maioria dos empresários e profissionais, não dá a devida importância ao pós-venda. Se esquecem que através dele, é possível aumentar a fidelização dos clientes e obter a percepão de novos serviços. 

Os clientes, cada vez mais, querem fazer valer o dinheiro que empregaram. Criar valor para o cliente significa garantir sua satisfação, e garantir a satisfação do cliente é o mesmo que evitar problemas e conquistar um cliente fiel.

Ofereça sempre o melhor apoio pós-venda para seus clientes. Isso impede que eles comparem o serviço prestado pela sua empresa com o da concorrência. Em muitos casos, uma má assistência pós-venda frente a uma boa propaganda da concorrência acaba fazendo o cliente optar por trocar de fornecedor.

Forneça uma assistência permanente, acrescentando valor ao serviço e permitindo construir um relacionamento duradouro e mutuamente satisfatório. Mostre aos clientes o quanto eles podem confiar e contar com você.

Para se diferenciar de seus concorrentes, a empresa pode fazer uma série de ações para melhorar o relacionamento com seu cliente.

Em alguns casos, para empresas de grande porte, sugere-se a criação de um departamento exclusivo para acompanhamento de clientes no período pós-venda.

Como para encantar seu cliente com ações de pós-venda e fidelização.

 Confira algumas dicas de como fazer com que seu cliente sinta cada vez mais segurança de ter comprado de sua empresa e que sempre solicite seus serviços:  

* Ofereça a maior vantagem possível em relação a custo x benefício.

* A disponibilização de profissionais para o pós-venda é essencial. Realize treinamentos constantes tanto com a equipe de vendas quanto com a recepção.

* Mantenha o cadastro de clientes sempre atualizado. Quando a empresa toma a iniciativa de entrar em contato com o cliente, ele se sente especial e aumenta o nível de satisfação com a empresa e o serviço. Costuma-se enviar catálogos de ofertas e malas-diretas neste caso.

* Ouça os seus clientes e busque detectar suas aspirações e expectativas. Através das sugestões fornecidas pelos clientes, analise as possibilidades de agregar valor ao seu negócio e fazer diferença. Implementar novos produtos e serviços que atendam os desejos das clientes é um bom meio de captar novos fregueses e de fidelizar os atuais.

 * Envie cartões de aniversário e em datas comemorativas. 

*Comunique os novos serviços e produtos ofertados, bem como contato telefônico visando lembrar o cliente de prazos para continuidade de tratamentos.

* Procure descobrir quantos clientes foram perdidos ao longo do tempo e os por quês. Isto é importantíssimo para o negócio.

* Ofereça um brinde, serviço pelo tempo que é seu cliente. Fale que sentiu a falta dele. A pessoa se sente importante ao ser lembrada. Alguns voltarão para uma visita, e obter o prêmio que você ofereceu. Então basta oferecer os serviços que você ativará novamente o cliente.

Lembre-se, com o pós-vendas, recebemos muitos feedbacks importantes dos clientes. São seus consultores gratuitos!

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