quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vendas dentro do salão de beleza


Vendas de Produtos



Tanto em nossos projetos, quanto em nossas consultorias, sempre damos ênfase para a importância de o salão contar com um ponto de venda de produtos, e devemos sempre incentivar a venda desses itens pela nossa equipe. No Brasil, um salão bem equilibrado deveria ter como meta que 20% de seu faturamento fosse fruto da venda de produtos.
A colaboração dos profissionais é o que faz toda a diferença na venda de produtos. E isso não significa vender a todo custo, mas vender certo para vender sempre. Por isso o treinamento oferecido pelas marcas é tão importante e capaz de gerar um ritmo de vendas satisfatório. Aqui, a principal questão é motivação. Como qualquer vendedor, é preciso receber uma porcentagem nas vendas.
Treinamento é fundamental. Poucos nascem com o tino para negócios. Eles precisam de todas as informações necessárias sobre o produto, experimentar e, de vez em quando, até mesmo presentear os melhores clientes com itens bons que não giraram. Assim, além de lucro extra do negócio, todos no salão sairão ganhando.
No caso de produtos para cabelos, os hairstylists são mesmo os maiores responsáveis por efetivar a venda. Afinal, depois de fazer o diagnóstico capilar, eles estão aptos a recomendar o melhor tratamento doméstico. 


“Quando aprendi as respostas, mudaram as perguntas”. Esse conhecido adágio é a mais pura expressão do mercado de beleza atualmente. Com 100 mil salões de beleza e um número não conhecido de centros de estética, é de se imaginar o tamanho e a complexidade da concorrência entre esses empreeendimentos.
Antigamente a pergunta era: “no que somos bons?”. Hoje, a pergunta mais correta é: “no que somos diferentes?”. Definitivamente, você precisa ser diferente. Comece avaliando o mercado ao seu redor. Examine a indústria da beleza com lupa e conheça o máximo seus concorrentes. Feito o dever de casa, é hora de se perguntar o que você poderia fazer diferente, mais barato e com maior valor agregado (para o cliente).
Bons negócios, sempre!

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