Vendas
de Produtos
Tanto
em nossos projetos, quanto em nossas consultorias, sempre damos ênfase para a
importância de o salão contar com um ponto de venda de produtos, e devemos
sempre incentivar a venda desses itens pela nossa equipe. No Brasil, um salão
bem equilibrado deveria ter como meta que 20% de seu faturamento fosse fruto da
venda de produtos.
A
colaboração dos profissionais é o que faz toda a diferença na venda de
produtos. E isso não significa vender a todo custo, mas vender certo para
vender sempre. Por isso o treinamento oferecido pelas marcas é tão importante e
capaz de gerar um ritmo de vendas satisfatório. Aqui, a principal questão é
motivação. Como qualquer vendedor, é preciso receber uma porcentagem nas vendas.
Treinamento
é fundamental. Poucos nascem com o tino para negócios. Eles precisam de todas
as informações necessárias sobre o produto, experimentar e, de vez em quando,
até mesmo presentear os melhores clientes com itens bons que não giraram.
Assim, além de lucro extra do negócio, todos no salão sairão ganhando.
No
caso de produtos para cabelos, os hairstylists são mesmo os maiores
responsáveis por efetivar a venda. Afinal, depois de fazer o diagnóstico
capilar, eles estão aptos a recomendar o melhor tratamento doméstico.
“Quando
aprendi as respostas, mudaram as perguntas”. Esse conhecido adágio é a mais
pura expressão do mercado de beleza atualmente. Com 100 mil salões de beleza e
um número não conhecido de centros de estética, é de se imaginar o tamanho e a
complexidade da concorrência entre esses empreeendimentos.
Antigamente
a pergunta era: “no que somos bons?”. Hoje, a pergunta mais correta é: “no que
somos diferentes?”. Definitivamente, você precisa ser diferente. Comece
avaliando o mercado ao seu redor. Examine a indústria da beleza com lupa e
conheça o máximo seus concorrentes. Feito o dever de casa, é hora de se
perguntar o que você poderia fazer diferente, mais barato e com maior valor
agregado (para o cliente).
Bons negócios,
sempre!
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